Translate

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Aula sobre a criação de todas as coisas


Dia: 09 – 06 – 2018.
1ª – Aula sobre a criação de todas as coisas:

     Hoje vamos dar inicio a uma nova fase em nossa Escola, nos preparando para sair e levar ensinamentos do livro mais importante que temos em nossas mãos que é: A Bíblia Sagrada, pois ela contém tudo que nós precisamos para sermos felizes.
      Então vamos começar bem pelo começo, aprendendo como tudo começou, e tenho certeza que todos vocês vão me ajudar, por quê? Porque vocês já sabem de muita coisa.

  Então vamos lá: 1º - O que significa a palavra Bíblia? Conjunto de livros do Antigo e Novo  Testamento. 2º - Que significa Testamento? Aliança, Contrato, Pacto.
Quantos livros tem a Bíblia? 66 Livros.
Quantos livros tem o Antigo Testamento? 39 Livros
E o Novo Testamento? 27 Livros
Qual o nome do primeiro Livro da Bíblia? Gênesis.
Qual o nome do primeiro homem? Adão
O homem foi criado ou feito por Deus? Feito.
De que maneira o homem Adão foi feito? Feito do pó da terra, pelas Mãos do Senhor Deus.

Dia: 16 – 06 – 2018.
2ª – Aula sobre os primeiros Cinco Livros da Bíblia; o Pentateuco:

    Hoje vamos começar a aprender sobre os cinco primeiros Livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. – O que significa a palavra Penta = Cinco.
     Vamos agora colocar em nosso flanelógrafo as figuras de sacos de alimentos, pois na verdade em cada livro da Bíblia contém palavras que são alimentos para nossa alma, palavras que nos ensina, aconselha, e nos alegra. Então vamos formar uma Mercearia? Então vamos aprender o significado de cada Livro:

Gênesis = O Livro do principio – Mostra toda a criação de Deus, desde a Luz até o homem e os animais que foram feitos no 6º - dia.
Êxodo = Saída foi quando o Senhor tirou o seu povo escravizado no Egito.
Levitico = Livro da Lei, e é onde aprendemos o que devemos ou não comer.
Números = Deus manda Moisés numerar as tribos que saíram do Egito.
Deuteronômio = Significa: Segundo a Lei...

Dia: 23 – 06 – 2018.
3ª – Aula sobre os 12 Livros Históricos da Bíblia:

      Na aula passada aprendemos sobre o Pentateuco = cinco Livros. Vamos agora colocar em nosso flanelógrafo as figuras das nossas sacas de alimentos, representando os 12 Livros que contam a História do povo de Israel o qual o Senhor Deus escolheu para ser o seu povo, e este povo estava a 430 anos escravizados lá no Egito. Vai de: Josué a Ester.

Dia: 07 – 07 – 2018.
4ª – Aula sobre os 5 Livros Poéticos da Bíblia:

     Hoje vamos dando seguimento ao nosso estudo sobre a sequencia dos Livros da Bíblia, falando dos livros Poéticos, que foram escritos por Moisés, são eles: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.

Dia 14 – 07 – 2018.

5ª – Aula sobre os 5 Livros dos Profetas Maiores:

     (Maiores porque seus livros contém muitos capítulos).

      Vamos crianças dando prosseguimento ao nosso estudo sobre o Antigo Testamento. Pela ordem dos Livros escritos por vários autores. Hoje vamos aprender sobre os cinco Profetas chamados por Deus para levar as mensagens de salvação àquele povo que saiu da escravidão do Egito pelas Mãos Poderosas do Senhor Nosso Deus, usando Moisés, que foi um grande Líder!

       O primeiro a ser chamado como profeta foi Isaias. (O livro de Isaias contém 66 capítulos).

          Isaias, num dia em que ele estava numa reunião de Culto, ele confessou o seu pecado diante do Senhor dizendo ser um homem impuro de Lábios. Crianças sabem o que isto quer dizer? Que ele falava palavras feias que não agradam ao Senhor, mas ali naquele momento ele se arrependeu e na mesma hora o Senhor  o perdoou, vejam como foi esse perdão: Isaias no Templo disse assim:

     “Então disse eu: Ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio dum povo de impuros lábios: e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos! Mas um dos serafins voou para mim trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do Altar com uma tenaz; E com ela tocou a minha boca, e disse; a tua iniquidade foi tirada, e purificado  o teu pecado.” (Is. 6: 5, 6).

No mesmo instante Isaias se tornou outra pessoa, agora ele estava alegre.  Então o Senhor fez uma pergunta a todos os que estavam ali naquele Templo: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.”.
      E assim Isaias se tornou um grande profeta do Senhor. você sabe o que é ser profeta do Senhor? É sair evangelizando as pessoas, dizendo a todo o mundo que Jesus salva, liberta e nos leva para o lindo Céu que está preparado desde a fundação do mundo.

Então os primeiros livros maiores são: 1º - Livro de Isaias com 66 capítulos. 2º - Livro de Jeremias com 52 capítulos. Jeremias foi chamado para profeta ainda menino. “Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei: às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah! Senhor Jeová! Eis que não sei falar; porque sou uma criança.” (Jr. 1: 6). Então o Senhor lhe respondeu: “Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque aonde quer que eu te enviar, irás, e tudo quanto te mandar dirás.” (Jr. 1: 7).
 3º - Livro: Lamentações de Jeremias. Contém 4 capítulos. 4º - Livro do profeta Ezequiel. Contém 48 capítulos. E o 5º - Livro do profeta Daniel que foi chamado pelo Senhor bem novo, quase um menino.

Dia: 21 – 07 – 2018.

6ª – Aula sobre os 12 Livros dos Profetas Menores:

       (Menores por seus Livros terem menos capítulos).
        Agora crianças, estamos na última etapa do Antigo Testamento com os 12 Livros proféticos. Vamos apenas citar os seus nomes e capítulos ok? São eles: Oseias 14 cap. - Joel 3 cap. – Amós 9 cap. – Obadias 1 cap. – Jonas 4 cap. Miqueias 7 cap. – Naum 3 cap. – Habacuque 3 cap. – Sofonias 3 cap. – Ageu 2 cap. – Zacarias 14 cap. – Malaquias 4 cap.


     Assim findamos nosso estudo sobre todos os 39 Livros do Antigo Testamento. Vamos nos preparar para nossa prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário