Conheça a Lei de Diretrizes e Bases da Educação: https://t.co/NsANkdDEQL. pic.twitter.com/qWAbgVa0mx— Senado Federal (@SenadoFederal) 30 de outubro de 2018
Translate
sábado, 30 de outubro de 2021
Conheça a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Dia do Comércio
30 de Outubro
OMC - Organização Mundial do Comércio
Regulamentar e fiscalizar o comércio mundialResolver conflitos comerciais entre os países membrosGerenciar acordos comerciais tendo como parâmetro a globalização da economiaCriar situações e momentos (rodadas) para que sejam firmados acordos comerciais internacionaisSupervisionar o cumprimento de acordos comerciais entre os países membros.
sexta-feira, 29 de outubro de 2021
Dia Nacional do Livro
29 de Outubro
Evite tirar o livro da estante puxando pela borda superior da lombada. Isto danifica a encadernação. A forma correta de pegar é empurrando os volumes laterais, retirando o exemplar desejado pelo meio da lombada;Evite folhear livros com as mãos sujas;Evite fumar, beber ou comer nas bibliotecas ou mesmo em casa, enquanto lê uma obra;Contato permanente com a luz solar faz mal à saúde do livro;Evite largar os livros dentro do carro;Evite reproduzir livros frágeis ou muito antigos em copiadoras;Evite apoiar os cotovelos sobre eles
segunda-feira, 25 de outubro de 2021
segunda-feira, 18 de outubro de 2021
Dia do Pintor
18 de Outubro
domingo, 17 de outubro de 2021
Maioria de adolescentes acompanhados na atenção básica se alimenta mal
Adultos
sábado, 16 de outubro de 2021
Dia da Ciência e da Tecnologia
16 de Outubro
Boa Formação Aliada à Ciência
Dia Mundial da Alimentação
16 de Outubro
sexta-feira, 15 de outubro de 2021
Feliz Dia do Professor / Para os que dedicam suas vidas para ensinar e ajudam a transformar o mundo através da educação
#FelizDiaDoProfessor para os que dedicam suas vidas para ensinar e ajudam a transformar o mundo através da educação. pic.twitter.com/Nq7pR33Mep— Cleber Amaral (@CleberAmaral_) 15 de outubro de 2016
Dia do Professor
15 de Outubro
COMO É A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
15 de Outubro / Dia do Professor
15 de Outubro
Professor: um profissional fundamental para o desenvolvimento de uma nação
O Dia do professor é comemorado em 15 de outubro. Esta data deve ser lembrada e comemorada por todos, pois os professores exercem atividades de suma importância para o desenvolvimento do nosso país.
São os professores que alfabetizam nossas crianças e transmitem informações e conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento dos nossos jovens. Os professores também atuam na motivação para os estudos, no desenvolvimento de habilidades e na transmissão de valores sociais positivos e saudáveis.
Mas os professores não estão presentes somente nas salas de aulas das escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior. Os mestres também estão nos cursos de línguas, escolas de esportes, cursos vestibulares e etc.
Esta profissão é tão marcante em nossas vidas que é difícil encontrar alguém que não se lembre de um professor que marcou sua infância ou juventude.
quarta-feira, 13 de outubro de 2021
Conheça a íntegra da Constituição Federal
Conheça a íntegra da Constituição Federal: https://t.co/QGbcbWln6o pic.twitter.com/WKCnSy2Tkc— Senado Federal (@SenadoFederal) October 13, 2019
terça-feira, 12 de outubro de 2021
Descobrimento da América
12 de Outubro
Colonização
Espanhola | Começou com a conquista das ilhas do Caribe, em fim do sécilo XVI. As populações nativas foram dizimadas. no México, os astecas foram massacrados em 1519. No Peru, a conquista e destruição do Império Inca iniciaram-se em 1532. |
Portuguesa | Decaindo o comércio na Ásia, Portugal passou a ocupar em definitivo as terras brasileiras. Implantou as capitanias hereditárias e instalou as sesmarias. |
Inglesa | Começo em 1607, com a colonização da América do Norte. Ao norte dos Estados Unidos, instalaram-se os pequenos proprietários de terra. Ao sul, predominaram as grandes propriedades. |
Francesa | Formaram na América do Norte, as colônias de Terra Nova, Nova Escócia e Nova França (Canadá), a partir de 1603. De 1682 em diante, rumaram para o vale do Mississipi (Louisiana) e fundaram Nova Orleans. |
Divisão da América
Dia das Crianças
12 de Outubro
Em 1960, o diretor comercial da fábrica de brinquedos Estrela no Brasil, Eber Alfred Goldberg, teve a idéia de criar a Semana do Bebê Robusto, em parceria com a empresa de cosméticos e produtos farmacêuticos Johnson & Johnson.
Logo depois, em junho do mesmo ano, seguindo a iniciativa de Eber, outras empresas resolveram criar a Semana da Criança para aumentar as vendas. Faltava apenas escolher uma data e um mês.
Em comum acordo, o comércio instituía, então, o dia 12 de outubro como Dia da Criança, não só para homenageá-la como para estimular a venda de produtos infantis.
NO MUNDO
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a data universal para comemorar o dia da criança é 20 de novembro, quando também se comemora a assinatura da Declaração dos Direitos da Criança.
Entre outras coisas, a declaração reconhece a todas as crianças, independente de raça, credo, cor ou sexo, o direito à afeição, amor e compreensão; alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita e proteção contra todas as formas de exploração.
Mas, alguns países, como o Brasil, adotaram outros dias para comemorar o Dia da Criança.
No Japão, por exemplo, os meninos são homenageados no dia 5 de maio. Nesta época, as famílias que têm filhos, meninos, penduram flâmulas do lado de fora das casas. As flâmulas representam carpas e são símbolos de força. Além disso, cozinham bolinhos de arroz e fazem exposições de bonecos que lembram os samurais.
As meninas são lembradas no dia 3 de março, nas tradicionais festas das bonecas conhecidas como "Hina Matsuri". As famílias com filhas, meninas, organizam exposições de bonecas, que representam a antiga corte imperial.
Na Índia, a comemoração acontece em 15 de novembro, em Portugal no dia 1º de junho e na China, em 5 de maio.
PROJEÇÕES
Crianças e adolescentes constituem uma parcela significativa da população brasileira. Segundo o Censo Demográfico 2000 do IBGE, a população de 0 a 14 anos representava 29,6% da população.
Em função das altas taxas de natalidade observadas nas décadas de 40, 50 e 60, este grupo populacional cresceu consideravelmente em termos quantitativos entre 1965 e 1980. Já a partir daí, verifica-se um declínio em função das baixas taxas de fecundidade e novamente um aumento, no início da década de 90, mantido pelas altas taxas de natalidade.
SAÚDE INFANTIL
Se toda criança tem direito a cuidados médicos como consta na declaração, vamos observar a quantas anda a saúde das crianças e dos adolescentes brasileiros, segundo resultados da Síntese de Indicadores Sociais 2003, do IBGE.
A taxa de mortalidade infantil é um indicador usado para medir o nível de desenvolvimento de um país. Seu aumento pode ter como causas a situação de pobreza, a desigualdade no acesso aos serviços de saúde e falta de infra-estrutura e saneamento básico, por exemplo. No Brasil, embora a taxa tenha diminuído em todas as regiões brasileiras, a média continua alta, sendo uma das maiores se comparada aos demais países da América Latina.
LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA
A educação não é só um direito de todas as crianças, mas uma responsabilidade do governo. No Brasil, as taxas de analfabetismo estão diminuindo, principalmente entre os jovens, mas a média de anos de estudo alcançada ainda é muito baixa.
DIREITOS DA CRIANÇA
1. Direito à igualdade, sem distinção de raça,religião ou nacionalidade.
2. Direito à proteção especial para o seudesenvolvimento físico, mental e social.
3. Direito a um nome e a uma nacionalidade.
4. Direito à alimentação, moradia e assistênciamédica adequadas para a criança e a mãe.
5. Direito à educação e a cuidados especiais para acriança física ou mentalmente deficiente.
6. Direito ao amor e à compreensão por parte dospais e da sociedade.
7. Direito à educação gratuita e ao lazer infantil.
8. Direito a ser socorrido em primeiro lugar, emcaso de catástrofes.
9. Direito a ser protegido contra o abandono e aexploração no trabalho.
10. Direito a crescer dentro de um espírito desolidariedade, compreensão, amizade e justiçaentre os povos.
Fonte: www.moderna.com.br | www.ibge.gov.br
segunda-feira, 11 de outubro de 2021
Criada Medalha João Calmon, para premiar escolas por desenvolvimento social
Criada Medalha João Calmon, para premiar escolas por desenvolvimento social https://t.co/nsHcMpyHjA pic.twitter.com/yv0EOlHscu— Senado Federal (@SenadoFederal) 11 de outubro de 2018
sábado, 9 de outubro de 2021
Dia do Açougueiro
09 de Outubro
DESCRIÇÃO DA FUNÇÃO DE AÇOUGUEIRO
Participar do recebimento da carne, proceder verificação da qualidade, fazer o retalhamento das peças, utilizando instrumentos e técnicas apropriadas.
Acompanhar o recebimento da carne, verificando sua quantidade e qualidade.Armazenar os diferentes tipos de carne em locais apropriados, para evitar sua deterioração.Retalhar as peças conforme a necessidade, fazendo o pré-preparo de acordo com o cardápio diário, utilizando-se de equipamentos e técnicas adequadas.Proceder controles estabelecidos na área de atuação.Manter a ordem e higiene do local, a fim de evitar acidentes e proliferação de insetos, conservando a qualidade do produto.Zelar pela guarda, conservação, limpeza e segurança dos equipamentos, instrumentos e utensílios peculiares ao trabalho, bem como dos locais, comunicando qualquer irregularidade.Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
terça-feira, 5 de outubro de 2021
Dia da Promulgação da Atual Constituição Brasileira
05 de Outubro
As constituições
1824 - outorgada pelo imperador dom Pedro I, a Constituição de 1824 se caracterizava por ser um meio termo entre as formas liberais do constitucionalismo europeu e o absolutismo ainda muito enraizado. Nessa Carta, além dos três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - havia também um quarto: o Poder Moderador (que tinha a palavra final sobre as decisões do poder Legislativo, quer dizer, com mais força sobre os outros). Esse poder era exercido, é claro, por Dom Pedro.1891 - promulgada logo após a Proclamação da República, essa Constituição se restringiu a alterações no âmbito político-institucional. Entre elas: forma de governo, federação, extensão do voto aos eleitores masculinos com mais de 21 anos, supressão do Poder Moderador, revogação da vitaliciedade do Senado e separação entre Estado e Igreja.1934 - considerada um marco, a Constituição de 1934 foi um reflexo da complexidade já alcançada pela sociedade brasileira. Forças heterogêneas representadas pelas oligarquias, pelo liberalismo clássico e pelos liberais modernos compunham a Assembléia Constituinte. O resultado foi uma Constituição em que cada força conseguiu o que queria.1937 - os cientistas sociais costumam chamá-la de constituição semântica (a que dá aparência de legalidade a um regime autoritário). Foi o caso do Estado Novo, de Getúlio Vargas. Com essa Carta, os civis podiam ser julgados pelos militares, a censura adquiria base constitucional e o presidente da República podia decretar tudo, o que significa dizer que todas as liberdades dependiam da sua vontade.1946 - essa Constituição captou o espírito do seu tempo. A legitimidade de sua Assembléia Constituinte, por exemplo, era incontestável: escolhida por eleições livres. No que diz respeito às garantias individuais, antecipava-se em dois anos à Declaração dos Direitos do Homem, da Organização das Nações Unidas. O ponto alto dessa Constituição é que ela não ignorou a realidade brasileira e foi fortemente influenciada pelo liberalismo moderno.1967 - aumentou os poderes da União, redistribuiu a renda de uma forma que estados e municípios perderam toda e qualquer autonomia, submeteu o Legislativo a rigorosa disciplina, ampliou os poderes da Justiça Militar, condicionou as liberdades individuais à segurança nacional e acabou com as eleições diretas para presidente da República.1969 - em 13 de dezembro de 1969, a Emenda Constitucional no 1 modificou a Constituição de 1967. Na prática, significou centralização maior do poder nas mãos dos militares, redução extrema dos poderes do Legislativo e drástico cerceamento dos direitos dos cidadãos.