Translate

terça-feira, 3 de julho de 2018

Ligações para o CVV serão gratuitas em todo país a partir deste mês


A partir do mês de julho, as ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV), passam a ser de graça, em todo o país. O número de prevenção ao suicídio, 188, pode ser acionado por qualquer pessoa que passa por momentos de crise e precisa de apoio emocional.
Somente no ano passado, o Centro de Valorização da Vida recebeu 2 milhões de ligações de pessoas pedindo ajuda porque pensavam em tirar a própria vida.
Segundo o Ministério da Saúde, o número foi o dobro do registrado em 2016. Além do telefone 188, as pessoas podem buscar ajuda pela internet, no site cvv.org.br ou nos 87 postos de atendimento presencial.
O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha com prevenção ao suicídio. São 2.400 voluntários que atuam no serviço e foram capacitados em curso específico.
Qualquer pessoa pode ligar e todas as chamadas têm sigilo.
Os atendentes buscam abordar os cidadãos de forma acolhedora e segura para aliviar a ansiedade e o desespero de quem procura ajuda.
Segundo o Ministério da Saúde, a média de suicídios no Brasil, por ano, é de 5,5 habitantes para cada 100 mil, o equivalente a 11 mil pessoas.
Mas os idosos são os que mais preocupam os órgãos de saúde. A taxa de suicídio nessa faixa etária vem crescendo, principalmente entre os homens e os solteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário