Até o século XVI, a região era ocupada pelos índios tupinambás. Nesse século, houve a conquista portuguesa da região e a sua divisão em sesmarias. O bairro teve origem na maior sesmaria do Rio de Janeiro, que ia de Benfica, passando por Anchieta, até Campo Grande. Ela foi recebida por Antônio de França em 1568, que, nela, fundou o engenho de Nossa Senhora da Ajuda. Um dos primeiros proprietários de terra da região foi o reverendo Antônio Martins Loureiro, fundador da igreja da Candelária. Ele as recebeu em 2 de abril de 1613. Por sua vez, Gaspar da Costa, em 1613, foi responsável pela construção da capela barroca de Irajá.
O filho de Gaspar, em 30 de dezembro de 1644, instituiu a paróquia Nossa Senhora da Apresentação de Irajá e, posteriormente, foi seu primeiro vigário. A paróquia veio a se tornar a igreja Matriz do bairro, confirmada por alvará de dom João IV em 10 de fevereiro de 1647. Em 1625, o chamado campo de Irajá foi devidamente reconhecido como pertencente à câmara municipal.
Durante o século XVII, Irajá foi um centro de abastecimento importante de alimentos e de material de construção. O que pode ser considerado como tradição do mercado local por ele ter abrigado, por vários anos, a fábrica de cimento branco Irajazinho e a Central de Abastecimento do Rio de Janeiro, importante ponto de venda de gêneros alimentícios. Em 1775, havia treze engenhos na região, todos com mão de obra escrava. Como outras sesmarias, a de Irajá foi desmembrada, moldando o mapa da cidade que hoje conhecemos. Atualmente, o bairro é, essencialmente, um bairro residencial. As famílias tradicionais do Irajá são: Bral, Campos, Eleutério, Gamas, Borges, Matos, Tavares e Esteves.
Cronologia simplificada
- 1644 – Criada a freguesia de Nossa Senhora da Apresentação de Irajá (padre Antonio de Marins Loureiro);
- 1647 – Padre Gaspar da Costa foi indicado como o primeiro vigário da freguesia;
- 1883 – Inauguração da estação de Irajá da Estrada de Ferro Rio d'Ouro;
- 1895 – Fundado o cemitério municipal de Irajá;
- 1911 – Inaugurada a linha de bonde, puxado a burros, Madureira-Irajá;
- 1912 – Fundado o Irajá Atlético Clube;
- 1924 – Início do loteamento dos terrenos da Sociedade Condomínio Irajá
- 1926 – Desmembramento de Realengo e Madureira do distrito municipal de Irajá;
- 1928 – fundada, em 13 de maio de 1928, a igreja Metodista de Irajá (primeira igreja protestante do bairro);
- 1934 - Fundação da Primeira Igreja Batista de Irajá;
- 1936 – Inaugurada a escola municipal Mato Grosso;
1941 – Inaugurado o Cine Irajá;- 1962 – Criada a XIV Região Administrativa;
- 1967 – Fundado o Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Boêmios de Irajá;
1998 – Inaugurada a atual estação Irajá do Metrô (no antigo leito da Estrada de Ferro Rio d'Ouro);- 2001 – Fundação do Clube do Del Rey;
- 2003 – Fundação do Irajax Futebol Clube;
- 2010 - Fundação do Moto Grupo Fantasma de Irajá - O espírito que anda; Condomínio Villaggio localizado na estrada da Água Grande, 221 e esquina com Hannibal Porto
- 2011 - Inauguração do Via Brasil Shopping.
Nenhum comentário:
Postar um comentário